HAIKU
Fonte wikipédia
Haiku é uma forma curta de poesia japonesa. É considerado o poema mais pequeno do mundo.
O haiku tradicional consiste de 17 "ON" (também conhecido como MORA). "ON" são unidades de som mas que no Ocidente são equiparados a sílabas. No Ocidente, estas 17 sílabas distribuem-se por três pequenos versos de 5-7-5 sílabas respetivamente. Em japonês, os haiku são tradicionalmente impressos em uma linha vertical única.
Embora a palavra "ON" seja traduzida como sílaba, um "ON" é contado para uma sílaba curta, duas para uma vogal alongada ou ditongo e uma para uma sílaba terminada em "N". Assim, a palavra HAIBUN é contada como duas sílabas no português, e é contada como quatro "ON" no japonês (HA-I-BU-N). O mais conhecido haiku japonês é a Velha Lagoa de Matsuo Bashô;
Separado em "ON"
Fu-ru-i-ke-ya (5)
ka-wa-zu to-bi-ko-mu (7)
mi-zu no o-to (5)
Tradução (17 sílabas)
Velha lagoa
um sapo salta nela
o som da água
ORIGEM
Hokku é a estrofe de abertura de um poema ortodoxo colaborativo, ou renga. Na época de Matsuo Bashô (1644-1694) o hokku havia começado a aparecer como um poema independente e foi também incorporado no Haibun (uma combinação de prosa e poesia) e no Haiga (uma combinação de pintura com hokku). No final do século XIX, Masaoka Shiki, renomeou o hokku independente como HAIKU.
Hokku é o primeiro verso do HAIKAI ou Renku colaborativo, mas sua posição como verso de abertura tornou-o mais importante, definindo o tom para toda a composição. A escola de Bashô promoveu o Hokku independente, assim dando origem ao que hoje é chamado de HAIKU.
HAIBUN é uma combinação de prosa e haiku.
HAIGA é um estilo de pintura japonesa sobre a estética do Haikai e geralmente inclui um Haiku. Atualmente, os artistas de Haiga combinam o Haiku com pinturas, fotografias e outras formas de arte.
Haiku em versão Haiga com fotografia
Haiku em versão Haiga em Inglês
Sol, chuva, o grão
amadurece, ama
e renasce pão
Haiga com poesia haiku e fotografia
Canção Woody Allen em poesia haiku
Canção de Folhear em poesia haiku
Sem comentários:
Enviar um comentário